Base XVI

Author: ronaldo jr.  //  Category: Língua Portuguesa

Do hífen nas formações por prefixação*, recomposição** e sufixação***

A Seguir as regras para o uso do hífen na formação por prefixação, recomposição e sufixação:

1) Usa-se o hífen com os prefixos (ante-, anti-, circum-, co-, contra-, entre-, extra-, hiper-, infra-, intra-, pós-, pré-, pró-, sobre-, sub-, super-, supra-, ultra-, etc.) em falsos prefixos, de origem latina ou grega (aero-, agro-, arqui-, auto-, hio-, eletro-, geo-, hidro-, inter-, macro-, maxi-, micro-, mini-, multi-, neo-, pan-, pluri-, pro-, to-, pseudo-, retro-, semi-, tele-, etc).

a) Quando o segundo elemento começa com h:

Anti-higiênico,

Co-herdeiro,

Contra-harmônico,

b) Quando o prefixo  termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento:

Antiibérico,

Contraalmirante,

Infraaxilar,

Anteespecular

c) Os prefixos circum- e pan-, quando o segundo elemento começa por vogal, m ou n:

Circum-escolar,

Circum-murado,

Pan-africano

d) Os prefixos hiper-, inter- e super-, quando combinados com elementos iniciados por r:

Hiperrequintado,

Interresistente,

Superrevista

e) Os prefixos ex-, sota-, soto-, vice- e vizo-:

Ex-diretor,

Ex-hospedeira,

Sota-piloto,

Soto-mestre,

Vice-presidente,

Vizo-rei

f) Os prefixos tônicos acentuados graficamente pós-, pré- e pró-, quando o segundo elemento tem vida à parte, ou seja, não se unem com a forma subsequente (Exemplos: predileto, procriar, etc):

Pós-tônico,

Pré-escolar,

Pré-natal
Pró-africano.

2) Não usa o hífen:

a) Quando o prefixo e falso prefixo acaba em vogal e o segundo elemento inicia por r ou s, ocorre que estas consoantes dobram:

Antirreligioso,

Antissemita,

Contrarregra

Cosseno.

2. Quando o prefixo ou pseudoprefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente, prática essa, em geral, já adotada também para os termos técnicos e científicos:

Antireo,

Coeducação,

Extraescolar
Aeroespacial.

3) De modo geral não se coloca hífen em sufixos, só se usa o hífen nas palavras terminadas por sufixos de origem tupi-guarani que geram adjetivos, como -açu, -guaçu e mirim, quando o primeiro elemento acaba em vogal acentuada graficamente ou se a pronúncia exige a distinção gráfica dos dois elementos:

Amoré-guaçu,

Anajá-mirim,

Andá-açu,

Capim-açu.

* Prefixação: Tipo de formação de palavras que ocorre juntando-se um prefixo à palavra, ou seja, a parte adicionada junta-se antes do radical:

Exemplo: normal – anormal

** Recomposição: processo complexo de formação de palavras, são palavras formadas por pseudoprefixos. Consulte a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra para se aprofundar no assunto.

*** Sufixação: Tipo de formação de palavras que ocorre juntando-se um sufixo á palavra, ou seja, a parte adicionada junta-se depois do radical:

Exemplo: normal – normalidade

Tags: , ,